quarta-feira, 5 de outubro de 2011




O PAPEL DOS NUTRIENTES NA ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL
PROTEÍNAS: São nutrientes construtores (agindo na reparação e construção de tecidos).
Suas principais funções são: formação de tecidos (como pele, osso, cabelos e unhas), cicatrização de ferimentos, funcionamento do cérebro, produção de hormônios e sangue e atua, até na defesa do nosso organismo (imunidade).
O corpo pode transformar as proteínas em excesso em energia ou em gordura.
Principais fontes alimentares: carnes (aves, peixes e carnes vermelhas), leites e derivados, queijos.

CARBOIDRATOS: São nutrientes produtores de energia, mantêm todo nosso corpo funcionando, dão força e disposição para estudar, brincar, pular e trabalhar, podem ser consumidos em maior quantidade. Estão na base da pirâmide.
As principais fontes alimentares são encontradas nos cereais e derivados (arroz, trigo, aveia, milho, farinha, massas, pães), raízes (batata, aipim, batata doce, cará e inhame), banana, abacate, esses dois últimos são alimentos ricos em carboidratos complexos.

GORDURAS (LIPIDEOS): São nutrientes energéticos, transportares de vitaminas (A, D, E e K) e juntamente com as proteínas, participam da formação de todas as nossas células. Não só isso, as gorduras são importantes fontes de energia, além de entrarem na composição de substâncias fundamentais como hormônios e enzimas de nosso organismo. Porém, nunca consumir em excesso. 
Protetor dos órgãos vitais, e desempenham as funções de produção de energia e funcionam como isolantes térmicos protegendo o organismo contra mudanças de temperatura do meio ambiente.
São fontes alimentares: óleos, manteiga, margarina, creme de leite e azeite.

VITAMINAS E MINERAIS: São nutrientes reguladores, pois controlam o funcionamento do nosso corpo. Assim como um carro precisa de óleo para seu bom funcionamento, nosso organismo precisa de vitaminas e sais minerais para funcionar bem, para aproveitar bem a energia e proteínas fornecidas pelos alimentos. Sendo, o grupo das frutas, vegetais e das hortaliças, e que podem ser consumidos à vontade por indivíduos sadios. A combinação de todos eles assegura uma alimentação saudável.
São fontes alimentares: as frutas (caqui, banana, maçã, laranja, mamão, etc.), as hortaliças e vegetais (alface, agrião, couve, espinafre, brócolis, cenoura, chuchu, beterraba, abobrinha, etc.)

FIBRAS ALIMENTARES: fundamental para o funcionamento do sistema digestivo e ajudam na formação das fezes. Apesar de não possuírem valor nutritivo ou energético, participam ativamente da mecânica da digestão, tornando-a mais fácil e completa. Ajudam o alimento a se movimentar através do intestino, facilitando, assim, o seu funcionamento evitando diarréia ou constipação. Com poucas fibras, o intestino trabalha com dificuldade. Os benefícios de uma alimentação rica em fibras vão muito além do funcionamento intestinal, pois elas também contribuem para o controle do colesterol, da glicemia e da saciedade.

ÁGUA: é indispensável e necessária para todas as reações que ocorrem dentro de nosso organismo, regula, hidrata e ajuda a desintoxicar o corpo que perde constantemente água naturalmente pelo suor, urina, fezes e até como vapor d´água no ar expirado. Ela constitui de 40 a 60% do peso corporal de um indivíduo. É recomendado, no mínimo, dois litros ou de 6 a 8 copos por dia desse líquido.


DRª BARTIRAMAGAVE
NUTRICIONISTA CRN-3387/P
Colaboradora do Livro de Receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário