quarta-feira, 5 de outubro de 2011


AS DIFERENÇAS ENTRE LIGHT e DIET!

DIET (dieta, dietético): é indicado para indivíduos que apresentam doenças relacionado com algum nutriente especifico, como por exemplo: o açúcar no caso dos diabéticos, o sódio para os hipertensos, o colesterol para os hiper-colesterolênicos, o glúten para os celíacos (alérgicos a glúten), as proteínas para os portadores de insuficiência renal. Por esse motivo, basta apenas um destes componentes estar abaixo do limite para ser considerado pela legislação com diet.
Atualmente, os produtos diet são bastantes consumidos por pessoas preocupadas com a saúde e o corpo. Mais é importante consumir outros alimentos para equilibrar as necessidades de nutrientes do corpo. É também utilizados em dietas de emagrecimento e reeducação alimentar, mas vale lembrar que nem sempre a isenção de uma substância implica em redução de calorias. Vem daí a confusão. Por isso, sempre leia os rótulos com atenção para saber qual tipo de produto é mais adequado para você!

LIGHT (leve): é um produto com teor de algum nutriente ou valor calórico reduzido em, pelo menos, 25%, quando comparado com um produto convencional. Ao contrário dos produtos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda crescente da população, que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde.
Não devemos nos deixar enganar pelas propagandas, o importante no consumo destes alimentos é observar o número de calorias que cada um contém, evitando o excesso, pois quando consumido exageradamente, o alimento de "baixas calorias" também pode engordar.
Porém, vale lembrar que o nosso organismo necessita de gorduras, e elas não deve ser totalmente excluídas da alimentação, o que é prejudicial é o excesso.

Observação: O zero é para quem não é diet, nem light
Os chamados alimentos zero tanto podem ser diet, quanto light – a diferença está no conceito e não nos ingredientes usados na fabricação.
Produtos zero são aqueles destinados aos consumidores que não se identificam nem com o diet, nem com o light, como os adolescentes e os adultos do sexo masculino. Não há nenhuma diferença na fórmula, o que muda é o público.

DRª BARTIRA MAGAVE
NUTRICIONISTA CRN- 3387/P
Colaboradora do Livro de Receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário